CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO
REVISTA BRASILEIRA DE LÍNGUAS INDÍGENAS (RBLI)
A Revista Brasileira de Línguas Indígenas (RBLI) está recebendo artigos para o primeiro número de 2021. A RBLI aceita artigos em português, inglês, espanhol e francês.
1. SALA DE AULA DE LÍNGUAS EM ESCOLA INDÍGENA
Organizadores: Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes (PPGLET/UNIFAP)
Prof. Dr. Shelton Lima de Souza (PPGLI/UFAC)
Ementa: o rótulo Educação Escolar Indígena – atrelado a rótulos tais como: diferenças, especificidades, interculturalidade – constitui-se importante na afirmação dos direitos das populações indígenas brasileiras a pensarem e executarem seus modelos educacionais escolares, além de sinalizarem oposição a modelos governamentais anteriores com objetivos integracionistas. Nesse contexto, quando pensados para as aulas de línguas no interior das escolas indígenas, os mesmos rótulos implicam ações e metodologias específicas tomadas a partir de contextos igualmente específicos. Com isso em mente, o dossiê “Sala de aula de línguas em escola indígena” acolhe artigos resultados de pesquisas e experiências desenvolvidas por professores e pesquisadores com escopo nas aulas de línguas indígenas e não indígenas executadas na sala de aula da Educação Escolar Indígena. Para além de artigos, o presente dossiê acolhe relatos de experiências por professores indígenas e não indígenas acerca do mesmo escopo.
2. SEÇÃO LIVRE
Nesta seção serão publicados textos resultantes de pesquisas em línguas indígenas brasileiras e sul-americanas em suas diferentes perspectivas: estudos descritivos, teóricos, históricos, documentais, bem como as discussões relacionadas ao ensino de línguas, políticas linguísticas e identitárias e artes verbais. Com as mesmas perspectivas, a RBLI recebe RELATÓRIOS DE EXPERIÊNCIA, TRADUÇÃO para o Português Brasileiro de textos importantes relacionados às línguas indígenas das Américas ou de outras partes do globo e ENTREVISTAS escritas ou coletadas por pesquisadores e pessoas indígenas e não indígenas com reconhecido conhecimento acerca de línguas indígenas.
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ISSN 2595-685X
1. LANGUAGE CLASSROOM AND THE INDIGENOUS EDUCATIONAL SYSTEM
Description: the Indigenous Educational System in Brazil – linked with labels such as differentiated, specificities, interculturality – is an important label in affirming the rights of Brazilian indigenous population to execute their own models related to teaching and learning processes. When these labels are concerned with the language classroom developed in that indigenous system, it is expected a set of particular methodological actions able to express the specificities and desires of the indigenous population served by the school. Considering this scenario, the Brazilian Journal of Indigenous Languages welcomes papers resulting from research and experiences developed by researchers with scope in indigenous and non-indigenous language classes carried out inside the Indigenous Educational System in Brazil. In addition to the papers, the same Journal expects reports of experiences by indigenous and non-indigenous teachers about the same scope.
2. FREE SECTION
The RBLI has a FREE SECTION to receive papers resulting from research in Brazilian and South American indigenous languages not linked to the Special Numbers Issues. These papers can be related to different perspectives of research, as descriptive, theoretical, historical, documentation, as well as studies related to language teaching, identities, language policies and verbal arts. In the same perspectives, the RBLI receives EXPERIENCE REPORTS, TRANSLATION to Brazilian Portuguese of important texts related to indigenous languages of the Americas and beyond and INTERVIEWS written or given by the indigenous and non-indigenous researcher or person with recognized knowledge of the indigenous languages.
Link da RBLI: https://periodicos.unifap.br/index.php/linguasindigenas
Normas de submissão: https://periodicos.unifap.br/index.php/linguasindigenas/about/submissions#onlineSubmissions
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