Aula aberta de Juliano Pessanha

Juliano Garcia Pessanha é mestre em Psicologia pela PUC-SP e doutor em Filosofia pela USP. Sua obra é marcada por um hibridismo de gêneros, entre eles ensaio, conto, aforismo, heterobiografia e heterotanatografia. Tece estreito diálogo entre literatura, filosofia e psicanálise, com uma escrita em múltiplos registros de enunciação.

 

Sua participação na disciplina “Coisa Literária, Coisa de Louco”, na primeira aula aberta do curso, com a audiência lotada, consistiu em uma leitura de seu próprio percurso como escritor, buscando situar cada um de seus livros –  Sabedoria do Nunca, Ignorância do Sempre, Certeza do Agora, Instabilidade Perpétua e Recusa do Não-Lugar – na perspectiva do que ele mesmo denomina de “testemunho transiente” (título de sua tetralogia publicada pela Cosac Naify, em 2015): o testemunho de um sujeito em trânsito, com o desejo de dignificar a estabilidade, mesmo que efêmera, de alguns lugares no mundo.

 

A “intervenção psicopoética” de Juliano Pessanha, no curso ministrado por Lucia Castello Branco, faz parte do projeto “Intervencões bárbaras: o ensino como ato poético”, que envolve seis universidades federais brasileiras. Gravada e postada no youtube com a autorização do escritor, a aula pode ser vista no link: http://youtu.be/_RWFfjBj2CM