• O Programa de Pós-graduação em Literatura participa do Programa Move La América, com a oferta de vagas para mestrado e doutorado sanduíche.

Informações e inscrições exclusivamente através do Site da CAPES.
  • Projeto de pesquisa da professora Mônica de Menezes Santos

Beneficiária do CAPES-Print-UFBA, a professora Mônica de Menezes Santos se encontra na Universidade de Bolonha, Itália, desenvolvendo a sua pesquisa de pós-doutorado “Imaginar o presente: ética, estética e política na literatura brasileira contemporânea.
  • Selecionada para Bolsa Sanduíche Capes-Print-UFBA inicia seus trabalhos no exterior

Beneficiária do CAPES-Print-UFBA, a discente Jirlaine Costa dos Santos desenvolve a pesquisa “Trabalhos sobre a dor: uma tradução dos testemunhos de ¿Hasta Cuándo tu silencio?", na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, no Peru.

Chamada de Trabalhos

Já está aberta a chamada de trabalhos para o VII Congresso Internacional sobre Culturas. Programado para 24, 25 e 26 de novembro de 2021, o sétimo encontro será realizado novamente em ambiente online em função das restrições de deslocamento e protocolos de saúde pública por conta da pandemia por Covid-19. A exemplo do ano passado, esta modalidade irá permitir uma ampla participação, conferindo maior capilaridade e diversidade ao congresso.

As propostas de trabalho (mesas, lançamentos de livros, produtos culturais e apresentações artísticas) deverão ser encaminhadas até 30 de setembro, no formato de resumo, nas diversas modalidades de pensar e experimentar a cultura. As inscrições para participação geral começam em 20 de outubro.

Grupos de Trabalho (GTs)

Os GTs acolhem resultados e processos de pesquisas, investigações de grupo de autores e de grupos de pesquisa, estudos de caso, relatos de experiência e resultados de intervenção, atividade ou pesquisa técnica, todos relacionados às culturas e suas transversalidades. Cada proposta de comunicação deve ser em coautoria, isto é, uma proposta de trabalho que ampare o conjunto de 3 a 5 autores(as).

Atividades Artísticas/Culturais (ACs)

As ACs conformam propostas de apresentações e lançamentos / difusão de produtos artísticos, culturais, editoriais e projetos técnicos, condicionados ao ambiente online. A organização levará em consideração a viabilidade técnica e a pertinência das propostas em relação ao Congresso. A proposta na modalidade AC pode ser individual ou coletiva.

Inscreva aqui a sua proposta!

24-26 de novembro de 2021

As Culturas! Essas que circulam por ruas, comunidades e veias! Elas que encantam permanentemente o mundo e nos mostram que sempre há um caminho possível pelas mãos da solidariedade.

Se a crise global de saúde pública por conta da pandemia por Covid-19 repercutiu de forma aguda sobre as sociedades, também foi possível, a partir deste contexto, constituir novos laços de convivência para além de fronteiras e mares. Agora, é hora de reencantar as próprias culturas como forma de comutar a angústia das ausências em afetos, como se aquelas fossem uma antiga e sempre nova variante de inspiração a todos os povos.

Sob o tema “Reencantar as Culturas”, o VII Congresso Internacional sobre Culturas acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021, através do portal <culturas.cc>. O evento é promovido pela Rede Internacional de Estudos Sobre Culturas, integrando universidades de Brasil, Moçambique e Portugal, tendo como horizonte problematizar os inúmeros processos sociais, políticos, econômicos, comunicacionais, tecnológicos e de saúde que repercutem na cultura e que por esta são agenciados.

Em 2020, o congresso promoveu cerca de 100 atividades entre painéis, grupos de trabalhos com apresentação de artigos e debates, lançamento de livros, apresentações artísticas e encontros de redes.

Reserve a data!

VII Congresso Internacional sobre Culturas

Chamada de trabalhos: de 6 a 30 de setembro de 2021 em <culturas.cc/congresso2021>