Candidatos(as) brasileiros(as).

O ingresso no PPGLitCult acontece anualmente, através de um processo seletivo que consta das seguintes etapas:

• Homologação das inscrições;
  • Prova escrita;
  • Avaliação de projetos/anteprojetos de pesquisa (projeto para Doutorado e anteprojeto para Mestrado) com arguição;
  • Apresentação de certificado de proficiência em língua estrangeira;
  • Procedimento de heteroidentificação para os candidatos autodeclarados.

O número de vagas oferecidas para alunos(as) novos(as) varia de acordo com a oferta dos(as) professores(as) credenciados(as) no programa para orientação.

Os(as) candidatos(as) têm acesso, junto ao Edital de seleção, ao Manual do(a) candidato(a). Ambos os documentos são disponibilizados no site do programa.

No momento da inscrição, além da documentação solicitada, os(as) candidatos(as) devem indicar três possíveis orientadores(as) e a linha a que se candidatam.

Candidatos(as) estrangeiros(as)

Junto ao processo seletivo para alunos brasileiros, o PPGLitCult disponibiliza duas vagas de mestrado e duas de doutorado para candidatos(as) estrangeiros(as). A classificação para o uso das vagas é feita com base nas seguintes etapas:

• Homologação das inscrições;
  • Análise de memorial acadêmico;
  • Análise de currículo.

São requisitos para ingresso de alunos estrangeiros nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado:

•  ser estrangeiro, cidadão de país que mantenha acordo de Cooperação Cultural, Científica e Tecnológica com o Brasil;
  •  não possuir visto permanente no Brasil; e
  •  ter proficiência comprovada em língua portuguesa, exceto no caso de candidato proveniente de países de língua oficial portuguesa.

Os Editais e Manuais do(a) candidato(a) são publicados no Site, nas abas “Editais e Chamadas” e “Documentos” e também no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), ambiente através do qual são realizadas as inscrições.

Observação: Excepcionalmente, o ingresso de discentes em 2021 e 2022 aconteceu através de processos seletivos realizados de forma remota, em virtude da Pandemia da COVID-19.